Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Os Retornados” as Want to Read:
Os Retornados
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Os Retornados

3.44 of 5 stars 3.44  ·  rating details  ·  131 ratings  ·  14 reviews
Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil d ...more
Capa mole, 312 pages
Published 2008 by A Esfera dos Livros
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Os Retornados, please sign up.

Be the first to ask a question about Os Retornados

Os Maias by Eça de QueirósAuto da Barca do Inferno by Gil VicenteFelizmente Há Luar! by Luís de Sttau MonteiroFrei Luís de Sousa by Almeida GarrettA Lua de Joana by Maria Teresa Maia Gonzalez
Livros Portugueses - O que já li...
114th out of 897 books — 279 voters
Os Maias by Eça de QueirósThe Lusiads by Luís Vaz de CamõesBaltasar and Blimunda by José SaramagoO Primo Basílio by Eça de QueirósAlma Rebelde by Carla M. Soares
Books set in Portugal
76th out of 212 books — 35 voters


More lists with this book...

Community Reviews

(showing 1-30 of 201)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
TonyAlmeida
Houve um aspecto que ensombrou desde o início a leitura deste livro: o facto de este tratar-se de uma mera encomenda comercial feita pela editora “Esfera dos Livros”. Não só foi afirmado pelo autor nas várias entrevistas que deu na altura do lançamento, como o salienta logo nas primeiras páginas, em jeito de justificação e explicação da génese deste projecto comercial. Senão me engano, o Júlio Magalhães terá mesmo dito que houve “pequenos acertos” com a editora que levaram a inclusão de uma pers ...more
Andreia Silva
Júlio Magalhães, jornalista conhecido, estreou-se na ficção com este "Os Retornados". Nele retrata o drama de todas as pessoas que num acto de desespero regressaram a Portugal após o 25 de Abril de 1974.

Confesso que estava à espera de um livro um pouco diferente. É um livro com uma forte componente histórica, onde os factos reais se sobrepõem aos factos ficcionais e não sei se isso me agrada quando o que eu procuro é, na realidade, uma história inventada. Nesse aspecto desiludiu-me um pouco.

Mas
...more
Fabíola Maciel
LETRAS ILETRADAS:
http://letrasiletradas.blogspot.com/2...

OS RETORNADOS
A journalist is trained to simplify and thrill his audience. Only a few can create a good story. The first book of Júlio Magalhães is a successful case.

The simple writing, the clear language and a misterious story transpires a journalist's vision of an historical romance. The suspense, in every line, fills the reader with expectations, frustrations and even happiness, that quickly fade away.

This book mixes the trust of the opt
...more
Abilio
Outubro de 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos ...more
Snowshoee
JE no BC:
Não estava à espera de ficar tão agarrada a este livro... Mas li-o em 2 dias. Gostei bastante deste romance que retrata um período bastante complicado... Para quem esteve em Angola acho que vai gostar muito do livro. Eu não estive, mas os meus pais fazem parte desses "retornados", pois vieram para Portugal em 1977 se não me engano, e foram tratados como tal... Nasceram em Moçambique e o meu irmão no Zimbabwe. Eu fui a única que nasci em Lisboa. Sei que deixaram para trás muita coisa...
...more
Ladislau
Eu sou retornado, daqueles que lá nasceu mas veio tão pequeno que não se lembra de nada. Dito isto comentemos o livro. Não é uma grande obra literária, pelo contrário. Às vezes mistura tempos verbais e usa estilos típicos de jornalista. Mas ainda assim gostei do livro porque o tema me diz algo. E compreendo que seja um sucesso de vendas porque muita gente que esteve em Angola deve rever-se no texto. E por isso talvez seja um livro só para retornados.
Célia Loureiro
Considerei as personagens pobres, o enredo pobre. O tema, contudo, dava a possibilidade de um romance muito mais desenvolvido, muito mais profundo e pertinente. Especialmente tendo em conta a pesquisa a que deve ter obrigado. Deu-me a ideia de que o Júlio não teve de se esforçar muito porque, com um nome sonante, era certo que venderia.
Paula Sousa
Gostei da história. Gostei da mensagem que pretende transmitir por ser uma realidade com a qual não contactei ou tinha conhecimento. Falhou pela forma como é contada. Foi me difícil de ler não por ser um livro pesado mas por não me prender ou envolver na história.
Fernanda Santos
Me gustó, es una novela, pero narra los hechos de angola en el 75 cuando la independencia y se entera uno de cosas interesante sobre Angola y Portugal en esos momentos difíciles: los personajes poco creibles, tanta coincidencia no existe.
Fbeatriz
Jun 17, 2008 Fbeatriz rated it 4 of 5 stars
Recommended to Fbeatriz by: Betita, Pentax, Ataner, aviciada
Shelves: fiction, history
Gostei bastante deste livro. Fácil de ler, escrita cativante e com uma boa base histórica e que nos toca, mesmo a quem, como eu, não vivi essa altura complicada nem tenho ninguém "retornado" na família.
Gostei mais do que estava à espera.
Fátima
Ficar a conhecer o drama vivido pelos "retornados" foi a grande mais valia deste livro.
Adorei as descrições da grandiosidade de Angola na década de 60. E gostei muito do final do livro. Fiquei com vontade de conhecer Angola.
Elisabete Teixeira
A única razão que me levou a terminar este livro foi conhecer um pouco mais da história dos chamados retornados, já que a narrativa não é apelativa e a história de fundo é muito forçada.
Miguel Pais
Not really a remarkable book, but good if you're looking for not much of a "thinker" romance. Good summer book.
Paulo Reffoios
A história de muitos angolanos, incluindo eu! Adorei!!!
Carla
Carla marked it as to-read
Jun 28, 2015
Isabel Ferreira
Isabel Ferreira is currently reading it
Jun 28, 2015
Susana
Susana added it
Apr 10, 2015
Rita
Rita marked it as to-read
Apr 09, 2015
Claudia Silva
Claudia Silva marked it as to-read
Jan 13, 2015
Sara Sousa
Sara Sousa marked it as to-read
Jan 12, 2015
« previous 1 3 4 5 6 7 next »
topics  posts  views  last activity   
Question 2 11 Oct 17, 2011 06:57PM  
1437281
Júlio Magalhães é o director de informação da TVI.

Nascido no Porto a 7 de Fevereiro de 1963, foi para Angola com sete meses, tendo vivido um ano em Luanda e doze em Sá da Bandeira (Lubango). Em 1975 regressou para Portugal, mais precisamente, para a cidade do Porto.


Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de O Comércio do Porto na área do desporto. Dois anos mais tarde integrav
...more
More about Júlio Magalhães...
Um Amor em Tempos de Guerra Por Ti, Resistirei Longe do Meu Coração Não nos Roubarão a Esperança T'Antas Glórias

Share This Book

No trivia or quizzes yet. Add some now »