Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “O Mistério da Estrada de Sintra” as Want to Read:
O Mistério da Estrada de Sintra
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

O Mistério da Estrada de Sintra

3.72 of 5 stars 3.72  ·  rating details  ·  501 ratings  ·  22 reviews
Nesta Obra, que pode considerar-se o primeiro romance policial português, Eça de Queirós, com a colaboração de Ramalho Ortigão, faz alternar o mistério, o crime, o adultério e a crítica de costumes, numa sucessão de lances folhetinescos que prendem a atenção até ao fim.
Hardcover, Large print, 226 pages
Published February 1981 by Círculo de Leitores (first published 1870)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about O Mistério da Estrada de Sintra, please sign up.

Be the first to ask a question about O Mistério da Estrada de Sintra

Os Maias by Eça de QueirósThe Lusiads by Luís Vaz de CamõesBaltasar and Blimunda by José SaramagoO Primo Basílio by Eça de QueirósAlma Rebelde by Carla M. Soares
Books set in Portugal
28th out of 199 books — 31 voters
The Quiet American by Graham GreeneAll Quiet on the Western Front by Erich Maria RemarqueDon Quixote by Miguel de Cervantes SaavedraMoby-Dick; or, The Whale by Herman MelvilleQuo Vadis by Henryk Sienkiewicz
Q is for quality
45th out of 272 books — 25 voters


More lists with this book...

Community Reviews

(showing 1-30 of 877)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
B__cherry
Eça de Queiróz is one of the most notable portuguese writers, if not the most popular novelist. Up until now, I had only read Os Maias, which is required at most high schools, and everybody will tell you what a pain it is to read Os Maias. Those people obviously have no concept of pain. Real pain is Viagens na Minha Terra, and I like Almeida Garrett, so there. The thing is, his writing is incredibly descriptive and sometimes one does feel as if there hasn't been any story for the last 20 pages, ...more
Phylippa Nights B.
Este é considerado o primeiro policial português, idealizado pelas mentes excêntricas de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. Foi primariamente publicado nos folhetins do Diário de Notícias em 1870, escrito em forma de cartas anónimas “pela mão” de vários intervenientes da narrativa, e que em muito agitou a sociedade lisboeta que acreditou na veracidade dos relatos aí divulgados.

Assassínio, rapto, mentira e sentimentos tão humanos como o amor, a ciúme e o arrependimento, encontram-se para revelar u
...more
Joana
Escrito no mesmo tom genial que acompanha todos os livros de Eça de Queirós que já li até hoje, penso que esta narrativa nos traz um outro tipo de génio. A linguagem familiar e fenomenal está lá, as personagens caricatas e as críticas também (e até ligeiramente o protótipo de mulher ideal e mulher fraca que está tão bem retratado no livro Os Maias), mas este romance trouxe algo de novo. Não sei se será somente do talento de Ramalho Ortigão ou pelo facto de este livro ser um policial.
A verdade é
...more
Ângelo
“Não, isto não deve ser: o amor não é uma creação literária, é um facto da natureza; como tal produz direitos, origina deveres. E os direitos do amor não os abdico.” pág. 163

Um médico e seu amigo F. (o livro está repleto de inicias sob o desígnio de esconder a personalidade a que se referem, ou não teríamos no titulo do livro mistério) são raptados numa estrada de Sintra, e levados, encapuçados, a uma casa para verificarem (neste caso o doutor dar a sua opinião) sobre um suposto homicídio.
O iníc
...more
Danielroffle
A estrutura pouco convencional deste livro, composto por cartas de diferentes pessoas que se disputam e contradizem, era bastante comum nos tempos antes do romance se estabelecer como um dos veículos principais da literatura; de facto, como nota Nitsuh Abebe, em exemplos como "Frankenstein" a estrutura torna-se tão complexa que acabamos a ler artigos baseados em relatórios obtidos através de cartas etc. etc. down the rabbit hole, tudo em prol da credibilidade. Mas mesmo assim, para o leitor mode ...more
Patricia Rodrigues
“O Mistério da Estrada de Sintra” é considerado o primeiro policial português, tendo sido escrito por Eça de Queirós e Ramalho de Ortigão.
O livro apresenta-se em cartas, de diferentes pessoas que relatam os acontecimentos que vivenciaram ao envolverem-se no misterioso crime, ao redactor do Diário de Notícias, e se vão contradizendo entre si.

Foi uma leitura muito agradável, em que ao longo das cartas, tentamos ir juntando todos os pormenores, eliminando as incongruências, para tentarmos descobrir
...more
Queirosiana
O primeiro livro deste género em Portugal - mistério e suspense, data de 1871. Surge da ideia de Eça e Ramalho de "abanarem" a cidade de Lisboa com um dos Mistérios mais incríveis de sempre. A população acreditou quando leu a primeira carta do Doutor*** no Diário de Notícias, muitos ficaram receosos de andar pelas estradas de Sintra... durante dois meses Lisboa viveu na ânsia de saber mais sobre este mistério que se inicia com um morto deitado num sofá de uma casa desconhecida.

A história cativa-
...more
Agos
You may read in English below.
Português
Antes de mais gostava de agradecer ao Projeto Adamastor (e a todas as pessoas que fazem parte dele) por estar a converter, com grande qualidade, livros portugueses, para o formato eletrónico ePub. Este foi o primeiro que li, e li-o por esse motivo: por estar disponível e ser gratuito, e por ter uma excelente apresentação, desde a capa à formatação interna. Muito melhor do que a versão existente no Projeto Gutenberg, deste mesmo livro.

Tinha expectativas ele
...more
Vanda
O livro está bastante bom! :)
Gostei de o ler, principalmente por estar escrito num português que já não se usa e porque a acção é passada entre Lisboa e Sintra (e eu vivo em Lisboa :P).

Houveram partes da história em que fiquei mesmo presa ao livro, mas houveram outras que se arrastaram um bocado, com demasiados pormenores.
Também há partes (nomeadamente a carta do mascarado) que narram coisas que fazem parte da história e que são importantes para o enredo, mas que não é credível que alguém fosse
...more
Paul pla
Salvando la parte de la española que se hace un poco espesa el resto me pareció muy bueno! Me mantuvo siempre el interés y me gusto también el tipo de sistema que utilizaron para narrar la historia. Yo les dejo un 4 porque no quiero ponerle 5 a cualquier cosa pero es una novela digna de leer.
Annette
Tristemente los celos asesinan.. y causan dramas innecesarios.
Debemos valorarnos y querernos para entender la forma en que los demás nos quieren y aprender a discernir cuando un amor es verdadero o es simplemente para pasar el rato.

Un final inesperado realmente..
Ricardo
suspense, romântico, misterioso, louco, estes e muitos mais adjectivos podem ser dados ao único "criminal" português escrito por dois dos grandes escritores do século XIX ramalho Ortigão e Eça de Queirós!
o crime é breve sim, não é um criminal pesado, mas que se for analisado a pormenor conseguimos retirar mais informação do que aquela que está patente.
e é importante, para aquelas pessoas que não se lembram, o uso das palavras inglesas que são abundantes neste texto derivam da hegemonia britânica
...more
Sara
Jul 25, 2008 Sara rated it 4 of 5 stars
Recommended to Sara by: Fern2005
O 1º romance policial português!!! O livro composto por cartas, ao redactor do jornal Diário de Notícias entre Julho e Setembro de 1870, onde os vários intervenientes contam o que se passara dias antes até se terem envolvido neste crime. Era engraçado se voltasse a publicar um crime por fascículos :)

Já o tinha na ideia já a algum tempo, tinha curiosidade e finalmente "conhecemo-nos". Gosto de enredos misteriosos e este é um deles (mas porque é que ele morreu? e porque ficou sem gravata?) e como
...more
Bruno
Grande historia
Maria Carmo
An incredible example of a writing partnership, these two authors challenged each other - each one would write a chapter, the other not knowing where the story was heading, and therefore at each new chapter one of the writers is responding to a challenge, and at the same time challeging the other by giving a certain (new) direction to the action of the story. The movie based on this book was recently done (maybe 2012?) and I believe it won international awards.

Maria Carmo.
Pedro
Apr 09, 2009 Pedro marked it as to-read
Adoro Eça de Queirós! Mas não conheço nada em conjunto com Ramalho Ortigão... E na verdade não sou fã de policiais... Mas "Eça de Queirós" e "Sintra" são duas palavras-chaves para disparar as minhas expectativas! Espero não sair defraudado!
Raquel Curvacheiro
Eça envergonhava-se desta obra, chamando-a de "menor". Eu peço desculpa... Mas não posso dar menos que 4 estrelas ao Eça, ainda para mais com a "minha" Sintra como personagem central.
Laura
Sep 30, 2012 Laura marked it as to-read
Free download at Gutenberg Project.
Rita
Rita marked it as to-read
Nov 25, 2014
Claudia Bedini
Claudia Bedini marked it as to-read
Nov 23, 2014
Miguel Rosa
Miguel Rosa marked it as to-read
Nov 19, 2014
Rui Mateus
Rui Mateus marked it as to-read
Nov 15, 2014
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 29 30 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Uma Família Inglesa
  • A Queda dum Anjo
  • Eurico, o Presbítero
  • Contos da Montanha
  • O Livro de Cesário Verde
  • Mensagem - Poemas esotéricos
  • Aventuras de João Sem Medo: Panfleto Mágico em forma de Romance (Biblioteca de Bolso Literatura #3)
  • Manhã Submersa
  • O Bom Inverno
  • Viagens Na Minha Terra (Classicos da Literatura Portuguesa)
  • Enquanto Salazar Dormia...
  • O Cavaleiro da Dinamarca
  • A Filha do Capitão
  • A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho
  • Teoria Geral do Esquecimento
  • Sonetos
  • Balada da Praia dos Cães
6913270
Novelist committed to social reform who introduced Naturalism and Realism to Portugal. He is often considered to be the greatest Portuguese novelist, certainly the leading 19th-century Portuguese novelist whose fame was international. The son of a prominent magistrate, Eça de Queiroz spent his early years with relatives and was sent to boarding school at the age of five. After receiving his degree ...more
More about Eça de Queirós...
Os Maias O Primo Basílio A cidade e as serras The Crime of Father Amaro Contos

Share This Book