Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Boca do Inferno” as Want to Read:
Boca do Inferno
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

Boca do Inferno

3.67 of 5 stars 3.67  ·  rating details  ·  314 ratings  ·  16 reviews
Boca do Inferno é uma composição de peças humorísticas com a assinatura inconfundível de Ricardo Araújo Pereira. Das crónicas que pervertem os assuntos mais banais às que colocam na berlinda políticos de ponta, o traço comum é uma ironia certeira, um olhar sempre inesperado, que nos surpreende de cada vez que julgamos nada mais haver para inventar.
No Posfácio Relativamente
...more
Paperback, 294 pages
Published 2007 by Tinta-da-china
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Boca do Inferno, please sign up.

Be the first to ask a question about Boca do Inferno

Community Reviews

(showing 1-30 of 462)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Maikeru
Este livro é uma colectânea das crónicas escritas pelo Ricardo Araújo Pereira para a revista Visão entre 2004 e 2007 e é, portanto, um livro que trata os assuntos desses anos, o que nos pode deixar um bocado deslocados no caso de não estarmos a par dos assuntos em questão. No entanto na maioria das vezes entende-se facilmente o que está na mesa, assim como a critica do RAP.

Em relação às crónicas propriamente ditas são na minha opinião uma leitura refrescante, interessante e com um humor tremendo
...more
Jorge
Gosto muito de Ricardo Araújo Pereira (RAP) . Inegavelmente é um excelente humorista. Mas não se fica por aí. Eu considero-o uma pessoa culta e que escreve muito bem. Também o aprecio enquanto analista político e social, nomeadamente nas suas intervenções no excelente programa Governo Sombra da TSF/TVI 24.

Estas crónicas compiladas no livro " Bocado Inferno" (título extraordinário) estão datadas no tempo e portanto algumas delas ,agora, menos relevantes. Mas todas estão bem escritas e muitas são
...more
Inês Montenegro
Tratando-se de um reciclar das crónicas escritas por Ricardo Araújo Pereira na revista Visão durante o período entre 2004 e 2007, o livro encontra-se datado. Em especial, porque as crónicas visam essencialmente política e futebol – os casos de Justiça, esses, permanecem ainda os mesmos, mas menos falados. Interessante. Também interessante notar que as patetices desses anos são muito similares às de agora. O que me leva a ponderar sobre a minha afirmação de o livro ser datado – já não me lembrava ...more
David
Ricardo Araújo Pereira é um excelente humorista. E os seus textos são, geralmente, muito bons.
Esta colectânea de crónicas escritas para a revista Visão compila alguns anos de textos. Infelizmente os textos não estão organizados cronologicamente nem há indicação da data em que foram publicados o que torna as piadas, muitas vezes, difíceis de entender porque estas estão relacionadas com pequenos acontecimentos da vida nacional que hoje, 6 anos depois, já ninguém recorda.
Uma colectânea engraçada, s
...more
Artemisa
Gostei do livro, lê-se bem, mas achei que as crónicas são muito politicas (sobre politicas, não que expressem uma opinião politica, num sentido ou noutro) e muito benfiquistas.
Também são bastante datadas, algumas tinha uma data aproximada implicita, outras eram mais dificeis de situar no tempo, o que para quem mal sabe quem é o actual primeiro-ministro e presidente da república, de tão desligada que sou de politica, dificulta a contextualização dos acontecimentos referidos.

Por outro lado adorei
...more
Ana Raquel

Através do humor inteligente de Ricardo Araújo Pereira, onde é patente a sátira e a ironia, assiste-se ao retratar da crise económica, social e política que assola o nosso querido País!

Este livro, de crónicas deveria ser lido, por todos os jovens do nosso Portugal! Talvez, a nossa geração, como as gerações vindouras, deixassem o comodismo. E passassem a estarem presentes e conscientes do que se passa atualmente no nosso País!
David Cunha
Dec 17, 2012 David Cunha rated it 4 of 5 stars
Recommended to David by: No-one
Ricardo Araújo Pereira is probably one of the best Portuguese writers of modern times. His writing, although being really ironic and humorous, is also very simple (although it has some difficult vocabulary) and transmits its ideas and views really well. If you're Portuguese, then don't miss the opportunity to read the chronicles of this transcendent artist.
Ke Huang
While this collection may work as comedy, I found most of the author's arguments fallacious. Also, the value of this collection, literary and economic, may be a bit dodgy, since the author may have exploited his columns.

That said, I recommend this book to anyone who has been a bit inattentive to Portugal's biggest events from 2004 to 2007.
TonyAlmeida
Apr 10, 2009 TonyAlmeida rated it 3 of 5 stars
Recommends it for: Whoever loves humor and politics
Pouco há a dizer sobre este livro. Trata-se de um conjunto de crónicas que o Ricardo Araújo Pereira escreveu para a Visão, numa espécie de "best-of", produto comercial muito em voga.

É um livro em pretensões e que serva para se passar um bom bocado, sendo divertido e ácido q.b., um traço habitual do RAP
Goncalo
Uma selecção de textos humorísticos de RAP para a revista Visão, editados em livro.

Delirante do início ao fim, é impossível não deixar uma ou outra gargalhada aqui e ali.

Muito bom.
Sei Da relva
Objectivo: descrever este livro numa só frase.

1ª tentativa: «Conjunto de crónicas escritas pelo melhor criador humorístico português desde Gil Vicente.»

Feito.

Sara
Passei momentos muito agradáveis e divertidos, com algumas das crónicas deste livro :) Tal como a Ligia, também fiquei com um sorriso com a leitura... 5*!!!!
Ana
Sep 17, 2014 Ana added it
Shelves: humor, non-fiction
é uma boa leitura de casa de banho, as crónicas têm o tamanho certo e eu gosto de rir em todo o lado, incluindo na casa de banho :)
Mady
Some chronicles by a rising star in the comedy field in Portugal.
Margarida
Gostei. É bom para relaxar e intercalar leituras mais intensas :)
Paulo Zambujo
Paulo Zambujo marked it as to-read
Dec 10, 2014
Vitor Hugo
Vitor Hugo marked it as to-read
Dec 10, 2014
Tiago Salvador
Tiago Salvador marked it as to-read
Dec 07, 2014
Vânia Oliveira
Vânia Oliveira is currently reading it
Nov 21, 2014
Silvio
Silvio marked it as to-read
Nov 15, 2014
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 15 16 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • O Homem Que Mordeu O Cão
  • A Causa das Coisas
  • Contos
  • Mau Tempo No Canal (Biblioteca De Autores Portugueses, Obras Completas de Vitorino Nemésio, vol. VIII)
  • O Cavaleiro da Dinamarca
  • O Bom Inverno
  • Debaixo de Algum Céu
  • Eurico, o Presbítero
  • As Pupilas do Senhor Reitor
  • Manhã Submersa
  • Sexo na Cabeça
  • Mensagem - Poemas esotéricos
  • Bichos
  • A Desumanização
  • O Retorno
  • Fúria Divina (Tomás Noronha #4)
  • O que diz Molero
  • A Queda dum Anjo
1071463
Filho de um piloto da TAP, Artur Álvaro Neves de Almeida Pereira, e de uma assistente de bordo, Emília Rita de Araújo, foi aluno de colégios de freiras vicentinas, franciscanos e jesuítas até se licenciar em Comunicação Social e Cultural, na Universidade Católica Portuguesa. Seguiu-se o trabalho como jornalista, na redacção do Jornal de Letras, Artes e Ideias.

De seguida tornou-se argumentista da a
...more
More about Ricardo Araújo Pereira...
Novas Crónicas da Boca do Inferno Mixórdia de Temáticas A Chama Imensa Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno Boca do Inferno, um ano de crónicas na Visão

Share This Book