Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “A Lua de Joana” as Want to Read:
A Lua de Joana
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

A Lua de Joana

3.59 of 5 stars 3.59  ·  rating details  ·  2,925 ratings  ·  76 reviews
A história fala de Joana, uma rapariga que ao ver a sua amiga morta por uma overdose, decide começar a escrever cartas a ela, para que desta forma a mantenha viva na sua memória, e para também tentar perceber o que levou a amiga a seguir tão trágico caminho e também de o conseguir aceitar.
Paperback, 156 pages
Published 1995 by Editorial Verbo
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about A Lua de Joana, please sign up.

Be the first to ask a question about A Lua de Joana

Os Maias by Eça de QueirósAuto da Barca do Inferno by Gil VicenteFelizmente Há Luar! by Luís de Sttau MonteiroFrei Luís de Sousa by Almeida GarrettA Lua de Joana by Maria Teresa Maia Gonzalez
Livros Portugueses - O que já li...
5th out of 788 books — 264 voters
Harry Potter and the Chamber of Secrets by J.K. RowlingHarry Potter e o Prisioneiro de Azkaban by J.K. RowlingHarry Potter and the Sorcerer's Stone by J.K. RowlingHarry Potter e o Príncipe Misterioso by J.K. RowlingHarry Potter e o Cálice de Fogo by J.K. Rowling
Já li! - PORTUGAL
12th out of 648 books — 116 voters


More lists with this book...

Community Reviews

(showing 1-30 of 3,000)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Míriam Puim
Dec 16, 2011 Míriam Puim rated it 5 of 5 stars
Recommended to Míriam by: Jannah
Shelves: mine, 5stars
cinco estrelinhas por ser um livro que me toca desde a primeira vez que o li. devia ter 11 ou 12 anos, nem sei bem, na altura até nem tinha o livro, tinham me emprestado. só uns anitos depois é que o comprei.

' a lua de Joana ' é um livro para sempre. podemos lê - lo quinhentas vezes e nunca nos fartamos dele.


Phylippa Nights B.
Este foi um dos livros que me fez amar a leitura. Fala-mos da droga, de pais ausentes, de ser importante estarmos atentos a nós e aos outros, dos outros estarem atentos a si e a nós, de revolta, de perdão. Acima de tudo, acho que é uma história de solidão.

Quando o li era muito novinha, 10 ou 11 anos, e encarei a narrativa de uma forma mais pesada do que poderia fazer agora. Na altura, foi uma verdadeira lição de vida.

O livro apresenta-se numa sucessão de cartas escritas por Joana a Marta, a amig
...more
Muffin Panic
Please, don't read this book, it's a complete waste of time. It stereotypes every single thing it mentions. It's chaotic, and it sounds more like and advertisement to not do drugs then a real book.
Tiago
Another teenage book that I read a million years ago.
From what I remember it was kind of lame. You could tell it was written by and adult who doesn't understand how teens behave.
Tempo de Ler
{Blog} http://tempodler.blogspot.pt/2012/07/...

Em «A Lua de Joana» somos expectadores do desenrolar da vida desta adolescente à medida que vamos lendo as cartas que escreve à sua falecida melhor amiga, Marta, vítima de toxicodependência.
O que torna o livro especial é esta abordagem íntima, através de cartas, que nos aproxima bastante de Joana, já que somos os únicos a ler os seus desabafos. Destaca-se a inteligência de Maria Gonzalez ao escolher esta estruturação para o livro, tornando-o muito
...more
Inês Laires
I read this book a long time ago, I remember I was a kid and reading this book. It was a very educational experience because I loved it! I could see it through her eyes and live the same way She did. I can say I got addicted to this book and for me being a kid and being addicted to some kind of book is something exceptional. At the cover didn't really get my attention but I started to read because one friend of mine was loving it, She said the book was about drugs and in the end She ************ ...more
Ruthy
"A Lua de Joana é uma história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta que morrera de overdose. Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) porque Joana escreve cartas para uma amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia-a-dia. Joana é também uma excelente aluna, reconhecida por todos e acarinhada pelos professores e amigos, mas a sua melhor amiga já não faz parte da escola, já não faz parte, da turma, já nem partilh ...more
Stray
May 13, 2010 Stray rated it 4 of 5 stars  ·  review of another edition
Recommends it for: teens & parents
Recommended to Stray by: Patrícia
A Lua de Joana, written by Maria Teresa Maia Gonzalez is a book about teenage problems, especially drug addiction. After her friend Marta dies of an overdose, Joana starts writing letters to her, to understand her and to forgive her. The reader finds himself knowing Joana's deepest thoughts, her friends, her "experiments".
It was an interesting book to read, especially because I'd never read anything like this and I recommend it to teens, especially, but parents can read it too because the main c
...more
Patrícia Wenceslau .
Considero que esta obra de aplica às idades de 13-14 devido à mensagem que esta nos pretende transmitir, uma mensagem de alerta, principalmente para os mais jovens, pois requer um pensamento mais profundo e complexo, daí adaptar-se a esta faixa etária.
Já possuía este livro em casa à bastante tempo e já o tinha lido. Voltei a relê-lo e adorei como da primeira vez pois é muito fascinante e cativante. Quando iniciamos a leitura é difícil parar pois o livro é bastante emocionante e toca-nos no coraç
...more
Diana Marques
I read this as a teenager and it really is a touching story. The end is tragic and so, so unexpected...My mother read it after me and, as a parent, the finale just strucked her and brought her to tears.
Sometimes parents have no way to know what's going on their children's life and minds.
Su Evenstar
É um daqueles livros que se lê e não se deve reler.

Senti curiosidade de o ler, porque havia muita gente a falar bem dele e decidi dar-lhe uma oportunidade.

Achei a história um pouco superficial e estereotipada. Para falar a verdade gostar gostar só mesmo do último parágrafo.
Ana
Li quando era uma pré-adolescente. É um livro juvenil destinado a interpretar o mundo das drogas na adolescência mas num tom um tanto quanto paternal que dificulta a identificação de um adolescente com o tipo de personagens que é desenvolvido na narrativa.
Ines
Nov 25, 2011 Ines rated it 4 of 5 stars
Shelves: tugas
Acho que até ganhei um tique nervoso cada vez que ouvia a palavra "drogas" depois de ler este livro. Marcou-me bastante porque acho que nunca tinha sentido um relato tão na primeira pessoa. Depois da digestão difícil, gostei bastante.
Filipa
3.5
Li-o há uns anos, foi importante lê-lo na altura, vi-o com uns olhos muito novos, muito inocentes para os quais tudo era novidade.
Tenho a certeza de que hoje o veria de uma maneira completamente diferente.
Filomena
A Lua de Joana é, para mim, o melhor livro português para jovens. Quantos jovens portugueses passaram impunes ao encanto da "Lua de Joana"? Muitos poucos. Completamente viciante.
Mariana Pereira
Mar 22, 2012 Mariana Pereira rated it 5 of 5 stars
Recommends it for: everyone!
Recommended to Mariana by: my friends
An amazing book. It talks about a teenager who has to live without her best friend because she died. Her family life isn't the best and she will have to be very strong. Amazing!
Soraia Pereira
Dos primeiros livros que li, muito no início da minha pé adolescente.
Um testemunho impressionante. Um livro que trago na memória.
Cat
A book from my teenage years. In those times it was considered a bit heavy because its main theme is 'drugs'.
Rita
Bastante bom, é um livro que dá arrepios na espinha e que toca muito a quem o lê
Diogo Moreira
Bit boring. The only good part was the end.
Ana Sofia
Uma história que nunca vou esquecer...
Catarina
Wonderfull
Marisa Martins
Joana não compreende as razões que levaram a sua melhor amiga a envolver-se com as pessoas erradas e acabar a consumir drogas e, por causa disso, ainda não conseguiu perdoar Marta.
Desde a morte de Marta que Joana sente-se sozinha, vivendo com uma mãe fútil, um pai ausente e um irmão com quem não pode contar. A sua tábua de salvação é a avó Jú.
Depois dos sucessivos pesadelos com Marta, Joana resolve comunicar-se com a amiga através de cartas, que nunca chegarão ao destino, mas que transportam o q
...more
Rita
(3.5/5)
“A Lua de Joana” conta a história de Joana, que perdeu a sua melhor amiga devido a uma overdose. Como modo de aprender a contornar a dor e de expor os seus sentimentos começa a escrever cartas endereçadas à melhor amiga e é, deste modo, que se inicia a narrativa. Nestas cartas Joana conta à amiga o seu dia-a-dia, as suas dúvidas, frustrações e medos, quase como se tivesse escrevendo um diário.

Joana é uma menina inteligente, adorada por professores e amigos, sendo considerada por todos com
...more
Maria
Ou as coisas mudaram muito desde 1994, ou a Joana é estranhamente madura para uma miúda de 14 anos. As personagens aqui parecem-me muito mais maduras, no cômputo geral, que os meus conhecidos de 15 e 16.
O livro foi muito cativante, gostei da personagem da Joana e da sua escrita leve, simples e, por vezes, das suas passagens com significados mais profundos do que ela talvez pretendesse transmitir, se é que ela se apercebia, mas que provavelmente foram bem pensados por Maria Gonzalez.
Um pouco à se
...more
Francisco
Lembro-me de uma aula de português há uns tempos: por alguma razão falou-se de drogas; nessa altura, eu tinha sonhos!! Queria ser um hippie e escrever livros sobre o efeito de alucinogénos. Ao expor esta minha ideia à professora ela reagiu mal. Em smiles seria algo assim:

862868284352583582858188481868818858839,4828182381383818281288459.

Eu achei-a uma velha parva que não percebe nada do espírito adolescente.
Mas o que é o espírito adolescente? Cientistas por todo esse planeta perguntam o mesmo! S
...more
Nightingale_jt
It's a good book to understand the adolescence mind and how easy it is to get lost in this world. It's a good way to understand the mind of a person addicted to drugs. Easy to read, read it 3 or more times because I was feeling lonely like the main character and it was a way for me to feel better at the time.
Tomassantos95
O livro da minha infância. Eu, leitor pouco assíduo e que na infância detestava a leitura, lembro-me de lê-lo do início ao fim e simplesmente adorar.
Helder
5* - Para os livros que me marcam, recomendo e nunca consigo deixar de pensar neles... quando os vejo fico com saudades
4* - Para os livros que me marcam, recomendo e nunca consigo deixar de pensar neles
3* - Para os livros que são bons
2* - Para os que acabo por teimosia (a muito custo)
1* - Para os livros que não consigo terminar

Este foi um dos livros que li quando entrei na adolescência. Foi-me oferecido pela minha irmã no meu aniversário. Nessa altura não ligava, nem lia muito mas este livro foi
...more
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 99 100 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Rosa, Minha Irmã Rosa
  • A Fada Oriana
  • Ulisses
  • Uma Viagem ao Tempo dos Castelos
  • Morreste-me
  • Os Maias
  • Amor de Perdição
  • Auto da Barca do Inferno
  • O Olhar do Dragão
828450
MARIA TERESA MAIA GONZALEZ nasceu em Coimbra, em 1958, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa.

Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Mª
...more
More about Maria Teresa Maia Gonzalez...
O Guarda da Praia Recados Da Mãe O clube das chaves entra em acção A Ana Passou-se! O Geniozinho

Share This Book