Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Histórias da Terra e do Mar” as Want to Read:
Histórias da Terra e do Mar
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Histórias da Terra e do Mar

3.68  ·  Rating Details ·  931 Ratings  ·  22 Reviews
O mundo da infância foi assim, para Sophia, além do Porto e da Granja, das tradições nórdicas e da língua portuguesa, o caminho para um encontro aos doze anos com Homero e a luz mediterrânica, a nostalgia do «divino como convém ao real», tornado-a «uma mistura de Norte e Sul», uma mistura de Atlântico e Mediterrâneo, de um veio nórdico e de um veio helénico, que um mesmo s ...more
Paperback, Large Print, 120 pages
Published 2002 by Texto Editora (first published 1984)
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Histórias da Terra e do Mar, please sign up.

Be the first to ask a question about Histórias da Terra e do Mar

Community Reviews

(showing 1-30)
filter  |  sort: default (?)  |  Rating Details
Ana
Nov 16, 2015 Ana added it
Uma encantadora história alternativa da Cinderela; um conto perturbador sobre a forma como o silêncio molda o espaço; a descrição de uma casa à beira mar com imensa personalidade; uma saga dos mares do norte, onde esperei até ao final pelo regresso à ilha; outra descrição, desta vez de uma vila que dá vontade de conhecer, e tal como a casa da praia, tem alma que lhe é dada por quem observa e se expressa assim, com tanta poesia.
Apesar de ter encontrado esta obra na prateleira juvenil, são contos
...more
Daniel
Há muitos anos li sobre uma casa na praia, uma casa branca com janelas de madeira. Uma casa que existia por si mesma, e que pulsava com as ondas na quietude das dunas e da maresia que a envolviam. Esqueci-me de onde tinha lido a casa, que várias vezes me surgia em pensamento. Mais tarde, ao ler a poesia de Sophia, senti-me transportado para a dimensão daquela casa que existia à parte do tempo, e soube que tinha de ser de Sophia. Foi com alegria que hoje encontrei "A Casa do Mar" nestas Histórias ...more
Rosa Ramôa
Oct 07, 2014 Rosa Ramôa rated it really liked it
Cinco contos: "História da Gata Borralheira","O Silêncio", "A Casa do Mar", "Saga" e "Vila d'Arcos"...
Margarida
Feb 04, 2015 Margarida rated it it was amazing
Shelves: e-books, contos
A obra é constituída por 5 contos: "História da Gata Borralheira","O Silêncio", "A Casa do Mar", "Saga" e "Vila d'Arcos". Lembro-me em criança de ter lido, como leitura obrigatória na escola, "O Cavaleiro da Dinamarca", mas não guardo muitas recordações do texto nem do estilo de prosa da autora. Posteriormente conheci a poesia de Sophia.
Neste pequeno livro surpreendeu-me a prosa por vezes dura que surge tão naturalmente como elementos mais poéticos. Gostei da história alternativa que criou para
...more
Ângela Serrão
Oct 08, 2012 Ângela Serrão rated it it was amazing
Li este livro quando andava no 8ºano e nunca mais peguei nele - no ano passado, reencontrei-o nas estantes e decidi entrar numa leitura mais nostálgica. E que nostalgia! Valeu a pena relê-lo.

Penso que toda a gente sabe mais ou menos a estrutura deste livro pois é de leitura obrigatória na escola e,para quem não o leu na escola, de certeza que sabe os mínimos sobre ele. É um livro de contos que nada têm a ver uns com os outros e que, no entanto, têm 1 atmosfera parecida e contínua. Há alguns con
...more
Diana
Aug 15, 2008 Diana rated it really liked it
Livro de contos demasiado descritivos. Fugindo muito ao género habitual da autora, o meu conto preferido e o que dá início ao livro justifica a avaliação que dei: "A História da Gata Borralheira", alternativo e um pouco forte, desvia-se na sua maioria do conto clássico e talvez não seja adequado para ser lido na infância. Mas óptimo para dar a conhecer uma versão moderna e não "happily ever after" do que todos conhecemos.
Abilio
Dec 08, 2009 Abilio rated it it was amazing
Histórias da Terra e do Mar é um livro escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen em 1984.

É composto por cinco contos -- "História da Gata Borralheira","O Silêncio", "A Casa do Mar", "Saga" e "Vila d'Arcos" -- que nos transportam para o universo da infância. Cada um deles tem uma harmonia própria que vive de alargadas descrições, de personagens encantadas e de metáforas expressivas
Colin
Feb 16, 2017 Colin rated it it was amazing  ·  review of another edition
Gostei das historias simples e os desenhos encantadores com lápis de cor. O livro inteiro é uma coisa bonita.
David Pimenta
Comprei este livro como prenda de Natal a uma pessoa muito especial e pedi-lhe emprestado para explorar um pouco a Sophia de Mello Breyner Andresen. E um mês depois saiu a notícia desta escritora ir para o Panteão Nacional, depois da tão comentada morte do Eusébio nos meios de comunicação social. Histórias da Terra e do Mar é um dos poucos livros de contos lançados por esta escritora e digamos que alguns dos contos não o são, da maneira tradicional que todos conhecem a estrutura de um conto. S ...more
Sonia Gomes
Jul 03, 2011 Sonia Gomes rated it really liked it
Recommends it for: Everyone who loves the sea
Just five short stories which transport you to a land where you can hear waves crashing, feel the sand between your toes, see the dunes and even smell the salt in the air.
"História da Gata Borralheira" is a take on the story of Cinderella and the glass slipper, but unlike Cinderella this Gata Borralheira does not live happily ever, frankly who does. For every joy, for every new dress a price is extracted from her. Makes you wonder if all the riches were worth it.
"O Silêncio" is heart breaking, y
...more
Sara Gonçalves
Dec 08, 2013 Sara Gonçalves rated it liked it
Shelves: 2013
Sendo uma escritora que admiro muito, foi com prazer que aceitei a sugestão da Silvana de ler este livro. Tem vários contos sobre temas diferentes. Digo eu. Também não sou nenhum expert.
Na verdade, é possível admirar neste livro a escrita da autora, a forma como ela dança com as palavras e as entrelaça de uma forma única. Esta é uma obra para admirar a escrita da autora. E digo isto, porque foi realmente por isso que eu gostei do livro. Na verdade, não gostei dos contos. Achei-os tristes ou com
...more
Samuel Tomé
Jun 29, 2014 Samuel Tomé rated it it was amazing  ·  review of another edition
Ler tudo em:
http://aminhaleituras.blogspot.pt/201...

Este é um conjunto de cinco contos, protagonizados por uma Gata Borralheira diferente daquela que conhecemos do conto infantil. Uma mulher a lavar a loiça. Um jovem rapaz que quer ser um homem do mar. Lúcia, Joana e Hans. E depois destes, há dois contos que conseguem ser protagonizados não por pessoas, mas por uma casa e por um lugar. Aqui se vê a versatilidade de Sophia e quão longe ela consegue ir no trabalho com as palavras e com a língua.
Sónia
Jul 21, 2011 Sónia rated it really liked it
Mais um livro de leitura obrigatória na escola, se bem me lembro no 8ºano... Acho que o meu gosto por este livro mudou muito consoante as histórias... e o que retenho melhor dele são as paisagens idílicas que imaginei à beira-mar e a personagem Hans... lembro-me de na altura escrever uns textos engraçados baseados no Hans... foi este livro, bem como a minha professora de português da altura, que fizeram despertar em mim o gosto pela escrita...
Moisés
Feb 23, 2015 Moisés rated it liked it
Contos con moita carga simbólica, nos que o ambiente, o contexto natural é o eixo do relato ou serve para explicar os sentimentos dos personaxes, nunha liña moi do romanticismo. A min non me gusta moito este tipo de literatura. Si me interesa o tema, ao meu ver, que trata nos dous relatos máis longos: a imposibilidade de usar o éxito para agocharse dun mesmo, a sensación de fracaso na vitoria. Só nun deles me gustou moito como contaba, o conto co que me quedo do libro: "A saga".
Carolina Helena
Jan 07, 2014 Carolina Helena rated it liked it
Este é um daqueles casos em que me faltam palavras para comentar.
Não consigo dizer que adorei de paixão, nem que o detestei abominavelmente.
Os vários contos quebram a monotonia de uma narrativa sempre igual, mas são muito diferentes entre si, mesmo na qualidade.
Talvez o tenha lido fora de tempo, mas ao contrário do que a maior parte diz, não acho que seja um livro para crianças. Mesmo assim, vale a pena passar os olhos por ele.
Filipa Alcantara
li este livro nas minhas ferias de verão em que certos foram passados numa amável casa no faial da terra e S.miguel e posso dizer que este livro me trouce uma bela historia todas as noites finalizando dias cheios de alegria.
Cristina
Aug 16, 2014 Cristina rated it it was ok
Didn't like the plot and the characters.
Teresa Devesa
Jun 16, 2009 Teresa Devesa rated it it was amazing
uma boa memória de infancia
João Rodrigues
Aug 31, 2015 João Rodrigues rated it really liked it
4 histórias com imensa simplicidade e profundidade como só a Sophia sabe dar.
Luis Cruz
May 27, 2016 Luis Cruz rated it really liked it
good
Diogo Rocha
Diogo Rocha rated it really liked it
Mar 01, 2015
Inês Cerqueira
Inês Cerqueira rated it liked it
Dec 19, 2013
Inês Duarte
Inês Duarte rated it liked it
Nov 23, 2014
Vanessa Bettencourt
Vanessa Bettencourt rated it it was amazing
Dec 03, 2015
Cristina
Cristina rated it really liked it
Jun 01, 2010
Fabia
Fabia rated it liked it
Sep 02, 2015
Beatriz
Beatriz rated it liked it
Apr 28, 2013
Miguel Rosa
Miguel Rosa rated it really liked it
Nov 19, 2014
Maria
Maria rated it really liked it
May 31, 2012
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Rosa, Minha Irmã Rosa
  • Contos
  • Sermão de Santo António aos Peixes
  • Ulisses
  • A Morgadinha dos Canaviais
  • Mensagem - Poemas esotéricos
  • O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor
  • Em Nome da Terra
  • A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho
  • Contos Da Montanha
  • Uma Aventura no Deserto
  • Eurico, o Presbítero
  • The Lusiads
  • Cão Como Nós
828451
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDERSEN nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1919. Entre 1936 e 1939 frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que não concluiu. Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores e deputada à Assembleia Constituinte (1975). A sua obra reparte-se pela ficção e pela poesia, embora seja nesta última que a ...more
More about Sophia de Mello Breyner Andresen...

Share This Book