Almanaque Steampunk 2012
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

Almanaque Steampunk 2012

by
3.61 of 5 stars 3.61  ·  rating details  ·  28 ratings  ·  14 reviews
Primeira publicação do Almanaque Steampunk, organizado pela Clockwork Portugal. Esta obra única conta com a participação de diversos autores portugueses, e inclui notícias, efemérides, artigos, contos e jogos com inspiração no vapor, bem como entrevistas exclusivas a Cherie Priest, Gail Carriger e Meljean Brook.
Paperback, 113 pages
Published September 29th 2012 by EuEdito
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Almanaque Steampunk 2012, please sign up.

Be the first to ask a question about Almanaque Steampunk 2012

Community Reviews

(showing 1-30 of 94)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Artur Coelho
Lê-se quase de uma assentada. Bem concebido, divertido e com um grafismo cuidado, homenageia a tradição dos almanaques e assume-se como representativo da estética steampunk. Recheado de textos interessantes e divertidos, só não se lê de uma assentada porque a realidade tem a irritante tendência de roubar tempo às fantasias. Numa obra caracterizada por pela diversidade é difícil caracterizar tudo, mas algumas destacaram-se pelos conceitos e estilo literário. João Barreiros mistura steam e cyberpu...more
Lady Entropy
Gostei muito deste almanaque, que mostra - do principio ao fim - que é um trabalho de gosto. Os contos, os anúncios, as crónicas, tudo é muito "dentro de personagem", em vez de ser só de tematica Steampunk. Apesar de ter custado 5 euros, um preço puxadinho por uma fanzine, vale bem o dinheiro, especialmente quando comprada com outras fanzines de preço igual ou superior.

O gosto visível pelo tema torna esta fanzine uma leitura muito agradável e interessante.

Alguns reparos, e a razão pelo que leva...more
Cátia
Aqui está uma iniciativa bem sucedida, a criação de um Almanaque Steampunk com tudo a que um almanaque tem direito.
Os anúncios estão divertidos tal como o horóscopo, o calendário tem coisas interessantes, quanto aos artigos gostei do esclarecimento sobre a temática Steampunk. Os outros artigos são igualmente interessantes. Existem jogos, crónicas sociais e notícias, todos com um toque interessante e bastante criatividade.
Relativamente às entrevistas, não me choca minimamente estarem em inglês. A...more
Célia
Segui com interesse o surgimento do projeto Clockwork Portugal (especialmente pelo entusiasmo da Joana) e fiquei agradavelmente surpreendida com o sucesso do evento que prepararam no Porto, participando de um evento a maior escala, o Euro Steam Con. Já conhecia a Joana e a Sofia, e quando se realizou o Fórum Fantástico tive oportunidade de conhecer também o André; admiro o empenho de todos eles neste projeto, para além de que são todos umas simpatias. E então o corolário óbvio de tudo isto era e...more
Tiago Ramos
Admito desde já que não sou grande conhecedor do género steampunk e que sobretudo não é temática que me interesse particularmente. Contudo, este almanaque é relativamente interessante e não assume de imediato que os seus leitores são já conhecedores do género, pelo que achei bastante oportuna a sua contextualização e apresentação. Escrito sobretudo com grande humor (geniais as secções com anúncios fictícios, o horóscopo ou até as efemérides), a leitura é fácil e bastante simpática. Os textos sel...more
Ana
A nível de conteúdo é uma boa antologia, embora um dos contos seja definitivamente inferior em qualidade em comparação com os outros dois. As entrevistas deveriam ter sido traduzidas para português, uma vez que todo o livro se encontra escrito em português. É pena notar-se uma diferença tão grande no estilo de linguagem, talvez pudessem uniformizar um pouco mais no próximo ano, já que existe linguagem demasiado contemporânea nalguns textos. Os anúncios são criativos e as notícias na sua maioria...more
Ana
A very pleasant surprise, this one. I enjoyed almost everything in this Almanaque and dislike nothing in particular. The articles, the advertisements, the short-stories, the chronicles, were all very much enjoyable and I had a great time reading this.
Some weren't really up my alley but, like I said, none was particularly dislikable. Congratulations the team that organized it and to the authors. A final note to the design, which was good but lacked the needed margins.
Rui Alex
É uma antologia muito boa, vale a pena.
O conceito de Almanaque foi cumprido de uma maneira feliz.


(opinião completa e extensa aqui)
Alexandra Rolo
Uma das minhas compras do Fórum Fantástico foi o Almanaque Steampunk que devorei esta manhã de uma vez só. O último almanaque que li foi sobre Wicca e já se passaram uns aninhos entretanto. É engraçado ver textos sobre um Portugal que não existiu (assim).
Temos um bocadinho de tudo. Pessoalmente adorei as Dicas para Donas de casa de Madame C e as entrevistas. Os contos eram todos muito bons à excepção do da Carla Ribeiro (a esse dei uma nota fraquita no meu bloco de notas).
Quanto aos passatempos...more
Eloisa
Finalmente pude ler o Almanaque! :D

A equipa da Clockwork Portugal está de parabéns:
Gostei muito dos pormenores decorativos utilizados na paginação sem, no entanto, o fazer demasiado rococó.
E a equipa de edição fez boas escolhas. Os anúncios que vemos mesmo antes do editorial remetem o leitor imediatamente para outro mundo, mantendo-se essa ilusão até à última página. O humor também foi um bom toque. Presente ao longo do Almanaque, mas especialmente visível em secções como a dos horóscopos e...more
Patricia Rodrigues
Antes de mais tenho que referir que conheço pouco do género steampunk, pois li apenas o "The Iron Duke", mas o almanaque está perfeitamente acessível a todos os leitores.
Gostei bastante do conceito de almanaque, que se lê de uma assentada, e construído com humor, achei geniais o horóscopo e as dicas para donas de casa da Madalena C, sendo que os restantes conteúdos estão bem interligados.
Deixo apenas duas sugestões para a próxima edição do almanaque: soluções dos passatempos (principalmente da...more
Joana
Dec 02, 2012 Joana rated it 3 of 5 stars
Shelves: mine
Fica aqui a nota que esta pontuação não será a mais correcta tendo em conta que na altura em que li o Almanaque estava adoentada e cheia de dores de estômago. Estes dois factos provavelmente interferiram com o quanto eu podia ter apreciado o almanaque. Só achei que faltavam as soluções dos jogos, principalmente das palavras cruzadas! =p
Pedro
Jan 10, 2013 Pedro rated it 4 of 5 stars  ·  (Review from the author)
Gráficamente é muito bonito. Gostei particulamente dos conteudos, à excepção dos contos, que ficaram um bocado àquem do que esperava. Se não fosse isso teria dado as 5 estrelas.
Moira Mcglynn
Moira Mcglynn marked it as to-read
May 30, 2014
Sami Sayed
Sami Sayed marked it as to-read
Apr 19, 2014
Luciano Nascimento
Luciano Nascimento marked it as to-read
Apr 16, 2014
Marias Portugal
Marias Portugal marked it as to-read
Apr 04, 2014
Susana Serra
Susana Serra marked it as to-read
Jan 19, 2014
Ricardo Neves
Ricardo Neves marked it as to-read
Jan 05, 2014
Engracia Bohol-alvarez
Engracia Bohol-alvarez marked it as to-read
Dec 23, 2013
Ricardo Dias
Ricardo Dias marked it as to-read
Oct 24, 2013
Telma
Telma added it
Sep 29, 2013
Amy Becca
Amy Becca marked it as to-read
Aug 06, 2013
Phylippa Nights B.
Phylippa Nights B. marked it as to-read
Jun 05, 2013
Michael Hotaling
Michael Hotaling marked it as to-read
Jun 04, 2013
« previous 1 3 4 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
6539246
Contemporary art curator. Book addict. Geek. Dreamer. Co-keeper of Clockwork Portugal, a Portuguese Steampunk community, and the organizers of the Portuguese branch of EuroSteamCon.

Together with Joana Neto Lima, André Nóbrega and Rogério Ribeiro, edited and co-authored the 2012 and 2013 editions of the Almanaque Steampunk.

You can also find her on BookLikes.
More about Sofia Romualdo...
Almanaque Steampunk 2013

Share This Book