Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Feliz Año Viejo” as Want to Read:
Blank 133x176
Feliz Año Viejo
 
by
Marcelo R Paira
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Feliz Año Viejo

3.78 of 5 stars 3.78  ·  rating details  ·  1,225 ratings  ·  38 reviews
Publicado originalmente em 1982, o livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo tetraplégico, a poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, estudante de Engenharia Agrícola na Unicamp, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo, de f ...more
282 pages
Published 1990 by Círculo de Lectores (first published 1982)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Feliz Año Viejo, please sign up.

Be the first to ask a question about Feliz Año Viejo

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

(showing 1-30 of 1,634)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Bárbara Hernandes
Comecei esse livro sem nenhum conhecimento prévio sobre o
autor ou a história em si. Não tem nada melhor como não ter
expectativas, porque o livro me conquistou muito!

Mesmo tratando-se de uma situação muito séria e triste (Marcelo sofre um acidente e prejudica uma vértebra da colna cervical), o autor narra seus dias no hospital e momentos da sua vida de uma maneira muito gostosa e divertida. Me peguei várias vezes gargalhando durante a leitura. Bom sinal!

Recomendo muito esse livro pra quem gosta
...more
Ezequiel Dantas
Marcelo Rubens Paiva, no auge dos seus vinte e poucos anos, encontra-se inserido num ambiente acadêmico politicamente ativo, socialmente agitado, amorosamente confuso e musicalmente revolucionário, onde mora com amigos e desfruta da liberdade em muitos sentidos. Ao relatar acontecimentos de sua vida e dividir confidencialmente pensamentos com o leitor, Marcelo nos transforma em parceiros de vida, onde acompanhamos sua trajetória de auto-descoberta e aceitação após um trágico acidente que o deixa ...more
Bruno
Para o momento (às vésperas de começar a faculdade), foi uma leitura perfeita.
Lucas
Awesome book! A must read. Very moving, interesting and easy.
Thiago
Não dá pra parar de ler. Aqui, o autor relata a história verídica do acidente que o deixou paraplégico(o clássico pulo no lago que, na verdade, é raso) aos 20 anos, e a gente vai acompanhando o dia a dia pós-acidente dele.

O livro é todo um fluxo de pensamentos do autor, meio como se fosse uma... Clarice Lispector, só que macho, saca? Será que só eu acho isso?

É interessante que você que consegue acompanhar um pouco como é a vida de uma pessoa que acaba de sofrer um acidente bravo e fica num hospi
...more
Flavia
Eu li esse livro eu era nova. Todo discurso do autor caía como uma luva pra o que eu queria ouvir/ler, o modo dele de ver a vida, a politica, as espectativas do Brasil economicamente e sua carreia profissional pessoal.

Nao sei se iria ficar tao excitada hoje. Naquela época eu procurava as boas/ verdadeiras fontes e as indicacäoes eram precarias e desmotivantes. Hoje ja passaram a aceitar o "estilo". Francamente, nao preciso de indicacäoes mais pra achar uma boa literatura como essa. Alías o "feli
...more
Anne Clinio
Pode uma pessoa, numa cadeira de rodas, estar mais inteira do que nunca? Uma sinopse careta, do tipo "o livro conta o processo de recuperação e as lembranças de um rapaz que ficou paraplégico aos 20 anos de idade" é uma verdadeira covardia com o leitor desavisado que se depara com Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva - um dos maiores best-sellers dos anos 80.

O texto franco, direto, escrito com grandes doses de carisma e, por que não, bom humor, não se limita a lamentar a má sorte de um rapaz
...more
Rafael Abreu
Achei massa, embora "simples demais", acho, e fico imaginando por que ganhou o Jabuti (descobri no meio da leitura). É um livro a ser lido, de qualquer maneira, e é legal ler alguém contar a própria dor sem tanto sofrimento. No fim, é como o diário de um jovem mesmo, intercalado com a viagem louca que deve ser se descobrir paraplégico. Curti.
Katlyn Camila
Livro muito ruim , achei que era mais uma história de superação mas acaba sendo mais uma história sobre as lembranças sexuais de um cara, o único ponto forte do livro é que ele pode ser engraçado em algumas partes
Guigas
This is one of the best books I have ever read!
You can connect with the character specially because the character is the writer himself!!
Mady
At 20 Marcelo Rubens Paiva dove into a half meter high of water and broke his spinal cord. This is his story, how he lived life until the accident that changed almost everything, and the first year of his fight to recover what he had taken for granted: liberty to go and do whatever he wanted. This is also a young man's view of his country, living in repression and censorship, a country that kidnapped his father and never returned him to his family.

This is written with such a wit that becomes a d
...more
Cecília Ulisses
I really like this book. There's a sad accident, told in a funny way. Marcelo seems to be a nice guy.
Isis Aguião
Se você conhece alguém que diz não gostar de ler, apresente este livro e veja o milagre acontecer... Rsrsr
Michael
O mais curioso de ter lido este livro é que ouço falar dele desde a época do ensino fundamental, através de notas nos livros didáticos de Português. Além de se tratar do relato de um jovem que tinha tudo na vida e acabou por ter que se adaptar completamente, é interessante devorar com tanta curiosidade a história da juventude da qual não fiz parte. Vejo que algumas coisas mudaram, enquanto outras continuam exatamente as mesmas na vida universitária brasileira.
Recomendo o livro pela sua prosa ext
...more
Raquel Arellano
Li esse livro na adolescência e me apaixonei por Marcelo Rubens Paiva.
Antonio Lima
É um puta livro. Recomendo demais. Não se arrependerão de ler.
Quefren Nogueira
As far as I remember, I think it was the third book I red.
Adriana Fogaça
Feliz Ano Velho
Marcelo Rubens Paiva.

É uma autobiografia romanceada do Marcelo Rubens Paiva. Considero que é uma leitura bem-humorada, apesar da tragédia. É o típico livro que você lê de uma única vez, começa lendo a primeira frase e só larga horas depois, na última palavra.

Simplesmente adoro a forma que o Marcelo coloca tudo no papel. Não entrarei em detalhes para não estragar, as possíveis descobertas que se faz durante a leitura.

Então não perca tempo, leia, é um livro gostoso, emocionante e in
...more
Vicky
[Happy Old Year]

Really loved this book. Just couldn't put it down.

I thought it would be somewhat sad, because of his accident, but it is so alive, so fulfilled with experiences, that you can't help but see the accident will not keep that guy from going on, ever.

It makes you feel so many things. Some of them we only feel when we are young and love for the first time. Others, when we are young and only once so intense in our lives. And even other things some people feel and others don't, with an
...more
Alessandra
Apr 01, 2015 Alessandra marked it as to-read  ·  review of another edition
Melhor livro que li em tempos!
Natacha
Recomendo muitíssimo que nunca recomendem esse livro. Disparado o pior que já li D:
Lucimara Almeida
Autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, três anos depois de um acidente que mudou o rumo de sua vida.
Ganhou o prêmio Jabuti e foi Best Seller nos anos 80.
Com tom irônico e bastante crítico, relata o acidente que irá mudar sua vida. Seus sentimentos o ligam a geração dos fins dos anos 70 e início dos 80.
O livro também vem demonstrar a consciência política do escritor em meio a violências e opressões sociais, principalmente ao relatar a prisão de seu pai.
Livia Linhares-Miller
My all time favorite book, by far.

When I read this book for the first time, I was a young girl, full of hope and lust for life. I loved every single word in it. Now, 9 years later, I read it for the second time... I'm not as young anymore, but I still loved it. It brought me right back to the time when skipping class to be with Marcelo (or his words, for instance) was the coolest thing ever.
Julliana Almeida
Jan 08, 2012 Julliana Almeida rated it 3 of 5 stars  ·  review of another edition
Recommended to Julliana by: Uma amiga
Uma mensagem que ficou bem clara: Viver a vida intensamente, mas com cuidado para näo fazer burrice, como mergulhar de cabeça num lago de meio metro de profundidade e, se você tem verdadeiros amigos eles te ajudaräo, näo importando a situaçäo, eles väo estar lá do jeito deles e como puderem...
Uma boa experiência para quem o lê e ver a vida de um outro ponto de vista, diferente.
Joana Souza
well. my first biography. it isn't my favorite kind of book, so i can't say much. but it was so good, to know what this guy went through, and he doesn't think himself a hero or nothink like it. he's just a good guy that suffered bad things. and it can happen to anyone.
Suellen
We would make a test about this book in my high school, but some father got revolted, because it has many slangs, "bad language" and sex mentions. He made the teacher read it aloud to the school directors board. It was quite a sensation! I loved it!
Thiago Carlos
Belissimo livro, Marcelo Rubens Paiva realmente fez uma das grandes obras de arte da nossa literatura Nacional, um livro comovente que nos faz repensar a vida e em nossos atos.

Nota: 10,0
Laura
Eu já li duas vezes e pretendo ler uma terceira vez. A história é comovente. Mexe com os sentimentos da gente e embrulha o estômago. A gente percebe quão pequenos são os nossos problemas.
Leticia
A classic of the 90s in Brazilian contemporary literature, it is the autobiography of this guy who just dives and becomes paraplegic.
Andreia Wegmann
This book inspired my tenneager years when I was in High School. A best seller back in Brazil. I could ready the whole book in one day!!!
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 54 55 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Incidente em Antares
  • A casa dos Budas ditosos
  • O Grande Mentecapto
  • Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia
  • O Xangô de Baker Street
  • Chatô, O Rei do Brasil
  • Feliz Ano Novo
  • 1968: O Ano Que Não Terminou
  • Cem dias entre céu e mar
  • Vidas Secas
  • Morte e Vida Severina
  • Capitães da Areia
  • Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século
  • O Menino Maluquinho
  • Estação Carandiru
  • Antología Poética
  • Noite na Taverna
  • Macunaíma

Share This Book