Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Abraço” as Want to Read:
Abraço
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Abraço

by
3.84  ·  Rating Details  ·  373 Ratings  ·  26 Reviews
A infância, o Alentejo, o amor, a escrita, a leitura, as viagens, as tatuagens, a vida. Através de uma imensa diversidade de temas e registos, José Luís Peixoto escreve sobre si próprio com invulgar desassombro. Esse intimismo, rente à pele, nunca se esquece do leitor, abraçando-o, levando-o por um caminho que passa pela ternura mais pungente, pelo sorriso franco e por aqu ...more
Paperback, 680 pages
Published October 28th 2011 by Livros Quetzal (first published 2011)
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Abraço, please sign up.

Be the first to ask a question about Abraço

Community Reviews

(showing 1-30 of 794)
filter  |  sort: default (?)  |  Rating Details
Rosa Ramôa
Dec 18, 2014 Rosa Ramôa rated it it was amazing
Sobre os abraços que todos temos:)
http://youtu.be/fkt6QHhDws0
Beatriz Canas Mendes
Dec 31, 2014 Beatriz Canas Mendes rated it it was amazing
Tal como José Saramago previu, creio que José Luís Peixoto será o "continuador dos escritores" em Portugal. Esta colectânea de crónicas é um exemplo claro de que, apesar de "jovem", já tem em si o génio que lhe permitirá levar a língua portuguesa além fronteiras. O difícil será traduzir os seus textos de modo a não se perder o seu valor original.
Ana
Jul 15, 2014 Ana rated it it was amazing
Este “Abraço” constrói-se, com uma década de crónicas publicadas no Jornal de Letras e na Revista Visão.
“Abraço”, é um maravilhoso abraço entre a vida tão generosamente partilhada de José Luís Peixoto e as vidas que quisermos ter e ler.
Abraços sobre a infância (seis anos), adolescência (catorze anos) e a vida adulta (trinta e seis anos), muito bem organizados e revistos.
Abraços de palavras, de sentimentos, de vida, de sorrisos, de amor.
"(...) espero que encontre um pouco daquela matéria que co
...more
Dulce
Aug 26, 2012 Dulce rated it it was amazing
Quando recebi o livro em mãos e quis iniciar a leitura pensei em ir abrindo as páginas ao acaso e ler as crónicas sem ordem. Acabei, porém, por não ceder a essa tentação e li-o de fio a pavio. Demorei imenso a lê-lo, pois fui saboreando cada crónica com o vagar que ela me merecia. Algumas já conhecia de outras paragens, outras leituras noutros lugares e noutros tempos, mas reli-as com a mesma avidez, como se fosse a primeira vez. Surpreendi-me com a audácia de José Luís Peixoto, que nalgumas del ...more
Joana Martins
Dec 12, 2012 Joana Martins rated it it was amazing
Fala-nos ao coração, de tão simples que são as palavras. São várias crónicas, curtas, sobre as coisas banais que temos e que tornam mais bonita a nossa vida. Como o carro que nos acompanhou em mil aventuras ou o nascimento do nosso filho, esse que queremos tanto que goste de nós hoje e no futuro. Fala de amor, dos abraços que mais queremos.
Pequete
Apr 29, 2015 Pequete rated it really liked it
Shelves: emprestados
Foi uma bela surpresa, este abraço, depois de uma estreia muito pouco auspiciosa com este autor, há já muitos anos, com o Uma Casa na Escuridão. Não passei das primeiras páginas e se não fosse dar-se o caso de a minha mãe gostar muito deste autor, facto que me andava a deixar muito intrigada, o mais provável seria nunca mais lhe ter voltado a pegar. Pedi-lhe que me emprestasse um livro, ela trouxe-me três, e depois de muito hesitar, comecei por este. E digo comecei, porque gostei realmente da es ...more
Luis Galveias
Jun 25, 2012 Luis Galveias rated it it was ok
Gosto de histórias e as que encontrei estão bem contadas e valem a pena ler. No entanto a maior parte do livro são recordações ou reflexões sobre a própria escrita que não prendem e até me fizeram saltar algumas páginas. Acredito que os romances do JLP sejam bem mais interessantes.
Devil
Feb 07, 2012 Devil rated it liked it
Em partes muito interessante, noutras profundamente irritante.
Alexis Ahotep
Aug 09, 2015 Alexis Ahotep rated it really liked it
"Aos domingos, o sol entrava pelas janelas torrentes oblíquas de luz sobre os mosaicos do chão da cozinha. Sei hoje que a minha mãe era nova. A minha avó vinha visitar-nos. A minha avó estava viva. Era a minha avó. Não sei que idade tinha. Começamos a saber a idade das avós apenas mais tarde. Quando somos crianças sabemos que as mães são velhas porque são mães. As avós são as mães das mães. Sei hoje que a minha avó também era nova. Não conheci a minha avó mais nova do que naqueles dias."
Ana Filipa
Apr 17, 2012 Ana Filipa rated it liked it
Antes deste 'Abraço', apenas um outro livro deste autor não conseguiu cativar todos os meus sentidos.
Lamento que se tenha tornado, por vezes, um bocado chato para mim. Demasiado apertado. Demasiado largo.
Este 'Abraço', às vezes, foi monótono.
Alguns dos temas foram fáceis, acolhedores, meigos, pacientes. Outros, nem tanto.
Lamento não ter gostado tanto deste 'Abraço' do José Luís Peixoto, como gostei de tantos outros.
Sofia
Jun 27, 2014 Sofia rated it it was amazing
Abraço é uma compilação de vários textos publicados entre 2001 e 2011.
Sempre que leio qualquer texto dele tenho uma espécie de epifania: "é mesmo isto que eu penso e sinto por vezes e não consigo encontrar palavras para dizer".
José Luís Peixoto encontra sempre as palavras e combina-as perfeitamente.
Cecilia Pinto
Jul 24, 2012 Cecilia Pinto rated it really liked it
Frequentemente tive a sensação que era um certo eu que tinha escrito aqueles textos (bom...talvez não escrito...mas pensado e lembrado)....
Ana Ribeiro
Oct 03, 2015 Ana Ribeiro rated it it was amazing
Como fã incondicional que sou do trabalho do José Luís Peixoto, já tive oportunidade de ler trabalhos seus nas mais variadas vertentes: texto infantil, crónica, poesia, prosa e teatro. Não consigo escolher a que mais gostei porque todas me tocaram de uma forma especial e escolher o meu livro dele preferido também não me atrevo.

Há já algum tempo que acompanho as crónicas dele, adoro lê-las, adoro a forma como escreve, como se expressa, como cativa quem lê. Por isso, este livro foi uma lufada de a
...more
Simão Pedro
Dec 10, 2012 Simão Pedro rated it really liked it
Escrito originalmente in Contracultura Aplicada (http://contraculturaaplicada.blogspot...)
No meio de tanta felicidade, foi com tristeza que dei por encerrada a leitura de uma obra que foi apresentada por um dos autores que mais me tem marcado ao largo dos últimos anos. Numa livraria em Dezembro do ano passado, José Luís Peixoto apresentou o seu livro e fez questão de ler vários textos que me tocaram cá dentro de uma forma como poucos autores conseguem. Tal como nos outros encontros, despedimo-no
...more
Sara
Este Abraço de José Luís Peixoto é uma compilação de todos os seus textos publicados em revistas e outras publicações semelhantes no período de tempo de 2001 a 2011.
Esta foi a minha primeira experiência com o autor e adorei! Tinha muita curiosidade em conhecer a escrita do Peixoto e excedeu as minhas expectativas, que eram altas.
Neste livro ficamos a conhecer um pouco mais o José Luís uma vez que ele conta muitas situações da sua infância, adolescência e idade adulta, a sua forma de pensar e tud
...more
David Cachopo
Feb 04, 2014 David Cachopo rated it really liked it
Os textos de José Luís Peixoto aproximam-se de nós, falam conosco como se nos conhecessem profundamente, levam-nos pela mão a sítios que não conhecemos mas que relacionamos com os que conhecemos, e aí tentamos levar o texto pela mão aos nossos sítios. Senti uma forte identificação com muito do que é tratado ao longo dos textos, conheci novas perspectivas. É verdade que, no livro, há fases mais interessantes que outras, tal como numa amizade há momentos em que a outra pessoa nos aborrece, mas tam ...more
Maria
Feb 17, 2012 Maria rated it really liked it
Gostei muitissimo de alguns dos textos, gostei muito de outros e dos restantes, gostei :-)

Alguns dos textos são aquilo que eu chamo JLP no seu melhor, mas é certo que mesmo o que refiro sendo menos bom do JLP, é sempre muito bom :-)

Neste livro irritou-me um bocado a má (ou inexistente?)revisão - nas primeiras 100 páginas há faltas de "de" e também alguns excessos de "de" ...que acabam por "quebrar" a poesia da escrita do JLP.

Na página 591 há a expressão "usava ter" (!!).

É triste ver textos tão b
...more
Clarinda
Apr 15, 2014 Clarinda rated it it was amazing
Shelves: leituras-2013
Um dos meus autores de culto, por isso tenho dito!

“Se te quiserem convencer de que é impossível, diz-lhes que impossível é ficares calado, impossível é não teres voz. (…) Temos direito à esperança. Esta vida pertence-nos.“
(Excerto que me fez refletir dentro do contexto da crise atual.)

"Às vezes esqueço-me de que posso morrer todos os dias."
(Às vezes tenho que me recordar que devo viver todos os dias.)


Opinião completa

http://lerviverler.blogspot.pt/2014/0...
Daniel Gualdino
Dec 23, 2014 Daniel Gualdino rated it it was amazing
O Zé Luís escreve sem presunção. O Zé Luís sabe o que quer escrever e escreve-o com simplicidade. Faz-nos identificar com episódios que também nós passámos. Através dos seus relatos acerca de como é crescer numa aldeia, faz com que um Lisboeta de alma se ponha a analisar a sua própria adolescência. O Zé Luís parecia estar a escrever sobre mim próprio, principalmente quando escreveu sobre a sua adolescência punk e a sua vida nos Olivais. Muito bom mesmo!
Rita Parauta
Mar 29, 2015 Rita Parauta rated it really liked it
Gostei muito do livro, das lembranças da infância, principalmente. Tem textos maravilhos. Faz-nos viajar para países através do seu olhar.
Gosto muito de José Luís Peixoto, dos seus livros.
Para mim, este livro só tem o senão de ser muito longo, tornando-se por vezes monótono.
Alex
May 30, 2012 Alex rated it it was amazing
Shelves: 2-2
Livro fantástico, muito belo e intimo.
Selecção de várias crónicas publicadas ao longo do tempo em vários meios de comunicação
Livro autobiográfico que envolve o leitor desde o início.
José Luís Peixoto um grande escritor sempre próximo dos seus leitores
Anniebooks (Ana)
Mar 12, 2014 Anniebooks (Ana) rated it really liked it
very very good!!
Ana
Aug 31, 2012 Ana rated it it was amazing
It's a remarkable book! Just loved the trueness in it. Loved it.


É um livro extraordinário. Adorei a verdade que nele transparecia em cada página. Adorei.
Carla Afilhado
Um abraço com o Alentejo, a adolescência, o depois. Muitos percursos partilhados. O relato da condição humana, o amor, familia, amigos...
Palmira
Mar 08, 2013 Palmira rated it liked it
Um livro cheio de pequenas estórias........... adorei a forma como nos faz voltar á infancia e nos lembra que já fomos crianças...
André Nuno
Feb 11, 2013 André Nuno rated it really liked it
Gostei bastante. A minha opinião:
http://libriscogitare.blogspot.pt/201...
Catia Pereira
Catia Pereira is currently reading it
Jun 22, 2016
Maria Inês
Maria Inês rated it liked it
Jun 20, 2016
JReves
JReves rated it really liked it
Jun 20, 2016
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 26 27 next »
topics  posts  views  last activity   
Nao é... 2 9 Jul 27, 2012 05:30PM  
  • Para onde vão os guarda-chuvas
  • O Teu Rosto Será o Último
  • O Funeral da Nossa Mãe
  • As Três Vidas
  • A Máquina de Fazer Espanhóis
  • Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai
  • Sinais de Fogo
  • Debaixo de Algum Céu
  • Sul
  • Perguntem a Sarah Gross
  • O Cavalheiro Inglês
  • Sonetos
  • Cão Como Nós
  • As Pupilas do Senhor Reitor

Share This Book



No trivia or quizzes yet. Add some now »