Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “The Swallow and the Tom Cat: A Love Story” as Want to Read:
Blank-133x176
The Swallow and the To...
 
by
Jorge Amado
Rate this book
Clear rating

The Swallow and the Tom Cat: A Love Story

3.66 of 5 stars 3.66  ·  rating details  ·  1,937 ratings  ·  50 reviews
A surly tomcat and a curious swallow meet on the first day of Spring and begin an unlikely friendship. Over time both the selfish, lonely tomcat and the joyful, talkative swallow are transformed by the love they develop for each other.
Hardcover
Published November 1st 1982 by Delacorte Press (first published 1976)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about The Swallow and the Tom Cat, please sign up.

Be the first to ask a question about The Swallow and the Tom Cat

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

(showing 1-30 of 2,475)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Miguel
Através de uma narrativa maviosa, doce, terna e suave, Jorge Amado traduz a inocência do amor, que não olha a nada para se fazer sentir. Ao mesmo tempo, critica a sociedade, que prefere respeitar os usos e costumes, em vez de se deixar guiar pela voz ordenante do coração.
Este livro é completamente belo e está maravilhosamente bem escrito.
Quero ler mais de Jorge Amado!
Artemisa
Eu sou parcial a Jorge Amado, é um dos meus escritores preferidos, mas este livro é um doce.
As história é amorosa e as ilustrações dão-lhe um ar de livro infantil, que acompanha na perfeição a história de amor proibido entre uma andorinha e um gato...

É um daqueles livro que eu acho que se pode recomendar a toda a gente.
Olinda Gil
Um pequeno encanto: narrativa efabulástica que parte do inocente e do idílico para nos descrever a realidade. E não do modo mais simpático. O autor vai-nos preparando, com espanto, para um final a que estamos habitados na ficção para, afinal, nos dar um final a que estamos habituados na realidade.
Pode ser uma simples história de amor, mas consoante a experiência do leitor, as diferentes camadas do texto vão sendo descobertas. Preconceito, inteligência, inveja, fé, amor, são das muitas coisas que
...more
Fernanda
:) um conto infantil mas com uma certa intenção para o mundo do adultos.
A historia de uma amor impossivel, com o desfecho possivel... não dá para ir contra a Natureza!

Numa alegoria constante JA, conta-nos a historia do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá.
De como se "apaixonaram", e de como tiveram de colocar esse sentimento no fundo do coração por causa das leis da Natureza.

Uma historia doce, que nos traz apesar de breve, um certo brilhos nos olhos e um sorriso nos lábios, com algumas das descriçõ
...more
Alexandre Carvalho
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Jim
What a delightful little fable, an allegorical (I think) account of a love affair as experienced by the feared local alley cat and a beautiful young swallow. Playful, witty, unusual, it is a nice novella and well worth anyone's time. And I loved Carybe's drawings too. I would wager that this came from Amado's pen after he fell in love one Spring as well.
Silvéria Miranda
https://thefondreader.wordpress.com/2...

Este é um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Já o reli várias vezes, embora tenha pena de não as ter contado até agora. É tão bonito, na escrita de Jorge Amado e nas ilustrações de Carybé, que lê-lo é sempre um prazer!

Este livro foi escrito por Jorge Amado em 1948, quando o seu filho fez um ano. Anos depois, quando o filho, João Jorge, encontrou esta pequena história, não só a mostrou a Carybé como logo sentiu vontade de a publicar, desejo a qu
...more
Debora Henriques
Uma ternura de livro! Das personificações deliciosas da manhã e do vento às belas e tão verdadeiras lições de moral subjacentes à história da andorinha e do gato, há muita coisa nas entrelinhas de um livro aparentemente pequenino. Aconselho a toda a gente.
Filipa
Este é um livro que toda a gente deveria ler, pelo menos uma vez na vida. Outro dos livros que me marcou para a vida.
Indescritível, o que este livro me faz sentir. Aprendi a amar, a valorizar os sentimentos pelas pessoas que me são próximas.
Lindo.
Brenda
Problablemente una de las más bellas historias de amor jamás narradas. Al día de hoy me hace llorar cada vez que vuelvo a leerla. La poesía de Jorge Amado es increíble y las acuarelas son hermosas. Recomendable para almas enamoradizas.
Maria Carmo
Beautiful love story between a cat and a swallow... with marvelous drwings that enrich the whole... To read.

Maria Carmo

Lisbon, 25th December 2011.
Adoa Coelho
Uma história lindíssima e cheia de significado(s).
Chorei, chorei, chorei!!!
Piccolamimi
Conheci a Manhã, que está sempre depressa e quer se casar com um milionário.

Conheci o Vento, viajante aventureiro que caminhando pelo mundo escuta sempre as histórias mais extraordinárias.

E depois, conheci o gato. Era um gato feio, um gato mau com o coração fechado...mas a Primavera tem um poder: o poder de abrir os corações. Também aqueles dos gatos com os olhos tão pardos e escuros.

O Gato Malhado dormia quando a Primavera irrompeu, repentina e poderosa. Mas sua presença era tão insistente e fo
...more
Inês Monteiro
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Isabel Maia
Ao longo das quatro estações do ano, Jorge Amado conta-nos a história do amor impossível entre a pequena e sonhadora Andorinha Sinhá e o solitário e mal-encarado Gato Malhado. A relação entre os dois é vista como muito maus olhos pelos restantes habitantes do parque onde ambos moravam, dizendo que a relação dos dois era contra-natura e que desde que o mundo é mundo que andorinhas não casam com gatos.
Jorge Amado escreveu este livro para o seu filho, quando estava exilado em França. Anos mais tard
...more
Ana
Atenção: pode conter spoilers!

Só mesmo os grande autores conseguem realizar proezas destas. Em "meia-dúzia" de páginas, Jorge Amado conseguiu levar-me à boa disposição, à gargalhada, à preocupação, à dor, e por fim às lágrimas... Incrível.

É uma história cheia de fantasia, imaginação e boa disposição. E é também uma história profundamente ancorada em duras realidades, como se costuma dizer, nas "realidades da vida".

Essas que por vezes só nos acordam muito tarde na vida. Na fase da infância, ad
...more
Saara
The narrative style of this story is slightly off-putting at first, but as short a read as it is, you get used to it. I quite liked this little book. However, due to limited space on my bookshelves, I shall be handing it forward to be (hopefully!) enjoyed by someone new.
Pequete
E verdade que este livro foi escrito para uma criança e sem intençao de ser publicado, mas ainda assim, não posso dizer que me tenha entusiasmado por aí além, especialmente porque - por gostar de livros "para crianças" e por gostar do Jorge Amado - tinha algumas expectativas em relação a ele...
Marlene Santos
Linda história de amor impossível entre um gato e uma andorinha, que nos encanta do principio ao fim.
Apesar de ser um conto infanto-juvenil é bonito de se ler em qualquer idade.
Adorei e recomendo.
Vasco Ribeiro
Uma história terna, como seria de esperar. Com um narrador que é um verdadeiro contador de histórias, ev imaginamos sentado a falar connosco, sobre todas aquelas personagens que transforma em pessoas. Com um final infeliz. Quem diria?
Elsa Gomes
One of the many books I read in school, but one of the few I actually liked.
Mariana
This story is so beautiful and so sad. A truly star-crossed lovers.
Larissa
Não consigo ler!
Como faz?
Onde clica?
Pedro
Estamos perante um trabalho de mestre.

É uma história construída em camada, numa mistura de vários géneros e capaz de agradar a públicos de idades distintas. A moral está ao alcance de todos e só a linguagem com fortes traços de oralidade brasileira pode ser um obstáculo para algum leitor menos persistente. Apesar da sua aparenta simplicidade, toca temas fortes como o amor, inveja, morte e preconceito.

Recomendo a todos os que gostam de histórias para crianças e para os mais crescidos também!
Michaela
Heartbreaking, gripping, and poignant. This tale of love and loss was told beautifully. It hit very close to home for me. Loving someone doesn't always ensure happiness or guarantee they will return your affections. It takes two people to be together and sadly one always seems to be more invested in the relationship than the other. This tale of animals is the most realistic love story I've read in a long time. It's haunting and beautiful and will stay with me forever.
Helena Duque
[PT]
Lembro-me que fui obrigada a ler este livro no meu oitavo ou nono ano de escolaridade (o que não foi há tanto tempo quanto isso), mas já naquela altura achei que a 'lição de moral' que vinha com a história podia ser contada de forma mais adulta por outras histórias mais interessantes. Não desgostei,mas não fiquei fã. Não me identifiquei com a história nem com a maneira do tão aclamado autor Jorge Amado.
Ana
Podem ler a opinião completa no blog Floresta de Livros.

I loved the story, loved the writing and just about everything this books gives. The only thing I didn't like, was the ending. But that's me ...
Carolina
é uma história de amor muito bonita com o amor impossível de gato e andorinha.

Explica muito através de desenhos. ;)

A moral da história é que nem sempre conseguimos aquilo que queremos.
Por vezes o amor leva à morte!
Felisberto Barros
Esta é um livro com uma mensagem muito grandiosa, clara e bonita.
O grande Jorge Amado surpreende com uma história desta natureza. Para qualquer idade, é sempre uma boa lição.
Adorável...e Grande...
Su Evenstar
Li este livro no 8ºano como leitura de escola.
É uma história de amor improvável, mas muito meiga e sensível.

Foi a primeira vez que li algo escrito pelo Jorge Amado e fiquei com uma boa impressão.
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 82 83 next »
topics  posts  views  last activity   
Ler na Universida...: O que mais te agrada neste texto? 1 7 Nov 14, 2011 08:52AM  
  • Contos
  • Bichos
  • O Cavaleiro da Dinamarca
  • Aventuras de João Sem Medo: Panfleto Mágico em forma de Romance (Biblioteca de Bolso Literatura #3)
  • Rosa, Minha Irmã Rosa
  • Mensagem - Poemas esotéricos
  • A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho
  • A Queda dum Anjo
  • Sonetos
  • Ulisses
  • A Lua de Joana
  • Uma Família Inglesa
  • A Trança de Inês
52683
Jorge Amado de Faria was a Brazilian writer of the Modernist school. He was the best-known of modern Brazilian writers, his extensive work having been translated into some 30 languages and popularized in film, notably Dona Flor and her Two Husbands, (in Portuguese, Dona Flor e Seus Dois Maridos) in 1978. His work dealt largely with the poor urban black and mulatto communities of Bahia.
(Wikipedia)
More about Jorge Amado...
Capitães da Areia Dona Flor and Her Two Husbands Gabriela, Clavo y Canela Mar Morto The Two Deaths of Quincas Wateryell

Share This Book

“Porque - eu vos digo - temos olhos de ver e olhos de não ver, depende do estado do coração de cada um.” 1 likes
“Demora-se entre as nuvens, preguiçosa, abre a custo os olhos sobre o campo, ai que vontade de dormir até não ter mais sono!” 1 likes
More quotes…